sábado, 22 de fevereiro de 2014

Óscares 2014 – Blue Jasmine e Antes da Meia Noite

Juntar estes dois filmes é juntar dois argumentos de eleição, um adaptado e outro original. Surpresa? Nem por isso. Blue Jasmine vem na senda do que Woody Allen tem feito nos últimos dez anos e Antes da Meia Noite é o último duma trilogia que vale, não só mas muito, pelo argumento.

Blue Jasmine

Woody Allen tem realizado um filme por ano desde 1965, são 48 filmes em 48 anos (mais ou menos). É obra! Para além disso é responsável pelo argumento de quase todos, senão mesmo todos. E ainda protagonizou muitos. Tem quatro Óscares no currículo, três referentes a argumentos e um de realização. Todos recebidos por terceiros porque não vai às cerimónias da Academia da qual nem sequer é membro. Ainda assim, em 2002 esteve presente pela primeira e única vez até agora e vejam o que aconteceu:


Lembro-me que, quando era criança, não gostava muito dos filmes dele. O Annie Hall passava em repeat todos os natais, chegou a enjoar. Também vi aquele d’O Herói do Ano 2000 que achei uma tolice pegada. Mas estes filmes estrearam antes de eu nascer! Mais tarde, já neste século, ganhei interesse por este fantástico realizador e argumentista. Mais ou menos depois de A Maldição do Escorpião de Jade, tenho visto quase todos.
Blue Jasmine é mais um filme de argumento e personagens. Argumento bem construído, fluido, interessante e com uma certa dose de suspense. Personagens simples, à primeira vista, mas de construção complexa e pormenores fantásticos. E depois há Cate Blanchet. Uma interpretação de arrasar duma atriz fantástica. Para mim, vai dar Óscar.
O enredo contrasta as personalidades e estilos de vida de pessoas ricas mas vigaristas, sem tolerância para quem esteja fora desse círculo restrito de abastança, com pessoas de meio humildes, sem o glamour e a finesse dos primeiros, mas honestos e de ligação humana fácil. É interessante ver o que acontece quando estes últimos se vêem na posse de algum dinheiro e quando o suporte financeiro dos primeiros desaparece. O mundo vira-se ao contrário e as reações são as esperadas.
E quem não adora as bandas sonoras dos filmes de Allen? Não fosse ele um clarinetista de reconhecido valor. Esta não foge à regra.
Blue Jasmine é, para mim, um dos filmes do ano.

Blue Jasmine – Trailer

RECOMENDO PARA DESCONTRAIR

Antes da Meia Noite

Vi Antes do Amanhecer uns anos depois de ter estreado. Vi Antes de Anoitecer no cinema. E vi Antes da Meia Noite na segunda feira após a estreia, ao fim da tarde, no anfiteatro do cinema Monumental. Merecia! Esta é, talvez, a melhor trilogia romântica da história da sétima arte.
Richard Linklater é um génio. Pela realização, pelo argumento, pela história, por tudo o que deu a estes filmes.
O primeiro é de 1995 e relata a história de dois estranhos que se conhecem num comboio em Viena. O segundo é de 2004, nove anos depois reencontram-se, desta feita em Paris. Mais nove anos passados e a Grécia é o palco final desta trilogia onde, já juntos e com filhos, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) retomam os imensos diálogos, sem cortes, com uma profundidade e realismo intensos. Assim de repente lembro-me de seis cenas deste filme. Sim, seis! Um filme normal tem seis cenas nos primeiros minutos, este tem seis cenas (ou pouco mais) durante uma hora e meia! A cena do carro a voltar do aeroporto, a cena dos homens à conversa antes do almoço, a cena das mulheres à conversa enquanto preparam o almoço, a cena do almoço, a cena do caminho para o hotel e, finalmente, a cena do hotel. Ok, há ainda uma cena final mas que é muito curta e da qual não vou falar.
Imaginem um cena que pode durar vinte minutos (ou mais) em que duas ou mais pessoas conversam como nós conversamos entre amigos ou com família, nada daquelas coisas hollywoodescas e teatrais, conversas normais sobre assuntos naturais. Tudo isto com uma câmara que grava sem cortes, ou seja, exige uma naturalidade fora de série da parte dos atores. E depois há o argumento. A conversa ao almoço é fantástica. A cena do hotel é... enfim, posso dizer que já a vi ao vivo e a cores. Aquilo é a vida real! Sem surpresa, é um filme fantástico.
Antes da Meia Noite é, para mim, um dos filmes do ano.

Before Midnight – Trailer

RECOMENDO OS TRÊS SEGUIDOS, SEM DISTRAÇÕES

Outros filmes deste ano:
Golpada Americana e O Lobo de Wall Street
12 Anos Escravo e O Mordomo
Gravidade e Capitão Phillips

Sem comentários:

Enviar um comentário