terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Óscares 2014 – 12 Anos Escravo e O Mordomo


Na senda do que já aqui foi começado na semana passada, trago mais dois filmes. Desta feita só um tem nomeações para a próxima cerimónia dos Óscares mas decidi juntá-los porque vejo várias semelhanças. Começando pelo óbvio, ambos tratam a questão dos direitos cívicos dos negros no sul, embora em épocas diferentes. Mas há outra semelhança que me parece existir, em ambos se conta uma história que terá, de facto, acontecido e, no meu entender, em ambos não se consegue ir além do que a história já tem de interessante.

12 Anos Escravo

Tinha grandes expectativas relativamente a este filme, o que pode ser negativo, e acabei por ficar dececionado. O realizador, Steve McQueen, já tinha sido aclamado em “Fome”,um filme bem diferente, menos contemplativo.
Este filme conta a história de um negro livre de Nova Iorque, médico, que é ludibriado e raptado passando doze anos em escravidão no sul. A história é impressionante e, diz-se, o seu protagonista terá sido o único a escapar com vida de entre muitos a quem isto aconteceu. Depois, há os maus tratos e os crimes cometidos por gente que tratava os negros como mercadoria. Juntar a esta história um elenco de luxo e um protagonista “semi” estreante com uma boa prestação parece ser o necessário para o melhor filme do ano. Poderá ser para muitos mas não é para mim. O ritmo do filme é aborrecidamente lento, característica que não aprecio quando não se justifica. Há ainda outro pormenor que me chateia! Porquê dar ao título uma descrição do fim do filme? Porque não deixar o espectador na incerteza? Talvez assim não achasse o filme tão aborrecido! Ainda assim, há a referir a fantástica interpretação de Michael Fassbender, um caso sério dum ator de enorme qualidade e rara capacidade de transformação, que, tardiamente, recebe a sua primeira nomeação e que eu elejo como principal candidato, juntamente com Jared Leto, à vitória.
12 Anos Escravo não é, para mim, um dos filmes do ano ainda que reúna bons atores e uma história interessante.

12 Years a Slave - Trailer

RECOMENDO COM EXPECTATIVAS MODERADAS

O Mordomo

Todos queríamos ver Rodrigo Leão ser nomeado para o Óscar de melhor banda sonora original mas ainda não foi desta que a Academia de Cinema Americana nos fez a vontade. A banda sonora deste filme é interessante mas haverá melhores!
O Mordomo é o grande derrotado do ano no que a nomeações diz respeito. Não conseguiu nenhuma e pensava-se que poderia ter algumas! Este é outro filme que me desiludiu relativamente às expectativas que tinha. Tal como no filme anterior, não consegue ir muito além do história já tem em si. Como filme biográfico, limita-se a retratar a vida de Cecil Gaines (Forest Whitaker) de forma cronológica. O enredo é interessante mas não é nada que eu não possa pesquisar e rapidamente encontrar e ler na Net. Onde está o extra?
Depois de Precious, Lee Daniels fica aquém do esperado. Mesmo depois do que já disse, parece-me injusto que Oprah Winfrey não tivesse sido nomeada. Esta mulher nasceu para isto e torna a arrasar com mais uma atuação impressionante como Esposa, como Mãe e como Mulher que muitas vezes é deixada para trás pelas convicções dos Homens da família.
O Mordomo não é, para mim, um dos filmes do ano mas pode ser visto num domingo à tarde.

The Butler - Trailer


RECOMENDO COM EXPECTATIVAS BAIXAS

Outros filmes deste ano:
Gravidade e Capitão Phillips

1 comentário:

  1. Adorei ver estes 2 filmes,são o meu género.Recomendo que vale a pena ver.AZ

    ResponderEliminar