segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Óscares 2014 – Gravidade e Capitão Phillips

Inauguro aqui uma série de posts dedicados a filmes com nomeações para a cerimónia de atribuição dos Óscares da Academia. Vou apenas falar de alguns que me parecem mais interessantes dos que vi. Começo com esta dupla porque me parece que partilham uma característica comum, são ambos filmes que agarram o espetador à tela e sempre com uma tensão tremenda, ou seja, o desenvolvimento das histórias é stressante de ver!

Gravidade

Alfonso Cuarón é daqueles tipos all in one. Ele escreve, ele realiza, ele produz e imagino que deva estar sempre atento a todo e qualquer pormenor do filme. A sua forma de estar deu ao mundo cinematográfico algumas preciosidades com Grandes Esperanças (1998) à cabeça. É, para mim, um nome a ter em conta e interesso-me por tudo o que faz.
Gravidade é o seu mais recente filme exibido e, confesso, não estava na minha lista de prioridades quando dele ouvi falar. A minha perceção estava errada, gostei muito deste filme. A história é original, não é um filme de ficção cientifica no sentido tradicional. Eu catalogaria este filme como um thriller espacial! As desgraças ocorrem a um ritmo alucinante e, apesar de achar que a ponta final passa um pouco além do razoável, pareceu-me bem conseguido.
Sandra Bullock não terá grandes hipóteses de repetir a façanha de 2010 e levar a estatueta. George Clooney (e a voz de Ed Harris) aumenta muito a dimensão de representação no filme. Alfonso Cuarón terá grandes probabilidades de ficar com um dos três Óscares para os quais foi nomeado.
Gravidade é, para mim, um dos filmes do ano.

Gravity - Trailer


RECOMENDO NO CINEMA COM UMA TELA GIGANTE E EM 3D

Capitão Phillips

Para Capitão Phillips tive uma sensação idêntica à que tive com Gravidade aquando da sua promoção, não estava na minha lista de prioridades. Neste caso a história interessava-me mas não pensei que o filme fosse muito além dos factos reais. Mais uma vez, enganei-me.
O argumento é baseado no livro do próprio Richard Phillips, o capitão do cargueiro americano Maersk Alabama sequestrado por piratas somalis. O filme mostra a realidade da vida dos piratas somalis, a forma como vivem com todas as dificuldades inerentes a um país pobre e sem segurança nem justiça. Mostra também a pressão a que estes piratas estão sujeitos pela hierarquia criminosa e a dificuldade que é sequestrar um navio da dimensão do Alabama, ainda que munidos de armas de fogo. Por outro lado, fazer parte da marinha mercante não é garantia de sossego para as tripulações de navios que cruzem as águas do Corno de África e Golfo de Aden, antes pelo contrário.
Desde o momento da aproximação dos piratas ao Alabama até ao fim do filme, a tensão e o suspense são constantes e de doses elevadas. Paul Greengrass está habituado a realizar filmes deste género e fê-lo bem mas muito tem que agradecer a Tom Hanks e Barkhad Abdi pelas suas prestações fantásticas que transbordam emoções difíceis como a coragem, o medo ou o desespero. Talvez o somali não receba a estatueta em ano de Leo DiCaprio mas seria merecida. Merecida seria também uma nomeação para Hanks, esse monstro. Parece que dele estão sempre à espera de transcendência, a mera excelência já não basta!
Capitão Phillips é, para mim, um dos filmes do ano.

Captain Phillips - Trailer


RECOMENDO NUMA NOITE FRIA DE CHUVA, TEMPESTADE E TROVÕES

Sem comentários:

Enviar um comentário