quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Óscares 2014 – Golpada Americana e O Lobo de Wall Street


Serão estes os dois melhores filmes do ano? Para mim são, até agora porque ainda me falta ver alguns. Foi por isso que os juntei aqui? Não. Juntei-os porque têm tudo a ver um com o outro. Esquemas, manhas, crimes de colarinho branco, DiCaprio vs Bale, Scorsese vs O. Russel. Enfim, imensas razões para ver ambos os filmes e gostar muito.

Golpada Americana

As expectativas estavam elevadas para ver Jennifer Lawrence e Bradley Cooper novamente juntos e, apesar de não contracenarem muito um com o outro, estão, outra vez, a um nível fantástico, com destaque para Lawrence que é, já hoje, aos vinte e poucos anos, uma das melhores atrizes da atualidade e tem tudo para bater o recorde de Meryl Streep! Quem não está pior é Christian Bale, antes pelo contrário. O menino prodígio de O Império do Sol e recentemente galardoado no The Fighter, volta a transformar-se como fez em O Maquinista e, como habitual, arrasa. A Academia deverá querer fazer o favor de premiar DiCaprio (que também merece) mas, para mim, o Óscar de melhor ator tem Bale escrito por todo o lado!
A história é relativamente simples. Um vigarista reles (Bale) é apanhado por um jovem agente do FBI (Cooper) com ambições desmedidas que o pressiona a cooperar com a polícia, sob pena de ir parar à prisão, continuando as suas práticas com o intuito de caçar políticos mediáticos e mafiosos para assim construir uma carreira no "Bureau". No fim, as coisas acabam por não ser tal e qual como foram planeadas porque, como é lema do filme, everybody hustles to survive.
Este é um filme de estilo e cenário, como eu tanto gosto. A começar por Rosenfeld (Bale) com as suas jóias e a barriguinha sexy, passando pela sua amante, Sydney Prosser (Amy Adams), com um carregado sotaque inglês, a sua mulher, Rosalyn (Lawrence), que tem tanto estilo como parafusos a menos e acabando em Richie DiMaso (Cooper), o agente do FBI que se veste de forma impecável e passa horas encaracolar o cabelo. Isto para não falar do enorme Robert De Niro, o mafioso Victor Tellegio, que basta aparecer para transbordar qualidade no ecrã.
Golpada Americana é, para mim, o filme do ano e deveria ser coberto de Óscares, nomeadamente, para Christian Bale como melhor ator.

American Hustle – Trailer


RECOMENDO MUITO

O Lobo de Wall Street

E Scorsese fez mais um clássico! Alguém estaria à espera de menos? Não seria possível ainda para mais com a dupla de Boardwalk Empire, Scorsese e Terrence Winter, reatada. Está nomeado para (apenas) cinco Óscares mas são os principais. Leo DiCaprio é o grande favorito mas em ano de grande colheita cinematográfica, ficaria bem o Óscar a Terrence Winter pelo grande argumentista que é.
O filme parecem três! Tem três horas de duração e três partes distintas sempre acompanhadas pela interpretação diferenciada de DiCaprio. O lobo é apenas um cordeiro no início do filme. A paixão por Wall Street move-o e aprende tudo o que há a aprender com o seu mentor, o bem sucedido corretor Mark Hanna (Matthew McConaughey) que acaba em desgraça aquando do crash de 1987. Depois o lobo atinge todo o seu potencial. Cria uma empresa, leva-a a número um e com os seus esquemas vigaristas torna-se um dos homens mais ricos no ramo, levando à boleia os seus mais próximos conselheiros. É aqui que DiCaprio revela todo o seu talento. Como em todos os filmes de Scorsese, há sempre uma última parte. Quem o conhece sabe o que vai acontecer, não serei eu a revelá-lo neste fórum.
Este é daquele tipo de filmes, e daquele tipo de histórias, que permite ao protagonista uma séria candidatura a Óscar. Juntando a isso todo o potencial representativo de Leonardo DiCaprio e o facto de nunca ter ganho a estatueta, e merecia, chega-se à mais óbvia consequência, the Oscar goes to... Leo. Também não são de desprezar as atuações do Jonah Hill (nomeado) e Jean Dujardin que reaparece após a surpresa que foi O Artista.
O Lobo de Wall Street é, para mim, um dos filmes do ano.

The Wolf of Wall Street – Trailer

Sem comentários:

Enviar um comentário